

TELEFONES
(21) 3649-0046
FUNCIONAMENTO
Seg - Sex 8:30 às 18h Sáb 8:30 às 12:30
Ponto Eletrônico

O ponto eletrônico permite o registro das jornadas de trabalho de uma maneira precisa, confiável e transparente. As informações ficam anotadas em um sistema que pode ser acessado apenas por pessoas credenciadas.
A gestão de ponto eletrônico é algo que pode garantir diversos benefícios para uma empresa. Por exemplo: traz mais confiança para a relação entre colaboradores e gestores. Assim como ajuda a identificar profissionais faltosos, horas extras inadequadas e outras questões.
Com as novas tecnologias, até mesmo as rotinas administrativas mais burocráticas podem ser revisadas. Existem leis e portarias que permitem o uso desse sistema para os registros de jornadas. Então, as empresas que adotam um mecanismo como esse são beneficiadas e respeitam a legislação trabalhista.
Esse é um investimento que as empresas precisam fazer, porque não dá mais para depender de anotações manuais. É uma maneira de levar o seu negócio para o futuro, atingindo a eficiência operacional e a maturidade digital.
Com ele é possível automatizar as rotinas e deixar o RH menos sobrecarregado, permitindo a tomada de decisões estratégicas, visando o futuro da empresa. A seguir você confere todos os detalhes que envolvem o ponto eletrônico, desde a regulamentação para o seu uso até as vantagens para os negócios.
Conforme a legislação, toda empresa com mais de 10 colaboradores deve utilizar o controle de ponto, esse controle pode ser manual, mecânico ou eletrônico:
-
Manual: É o sistema de anotação simples em um livro ponto;
-
Mecânico: É o sistema que imprime os horários em um cartão de ponto de papel conhecido como Relógio de ponto cartográfico;
-
Eletrônico: Conhecido também como relógio ponto digital ou ponto informatizado, são sistemas que fazem a identificação do usuário por meio de cartões, biometria ou teclado.
Vantagens
-
Aumenta a segurança tanto da empresa quanto do colaborador, protegendo de possíveis ações trabalhistas.
-
Transparência nas relações de trabalho
-
Reduz seus custos com atrasos e horas extras indevidas.
-
Eficiência operacional ,já que permite muita praticidade na verificação das jornadas de trabalho.
-
Produtividade pois acaba induzindo seus colaboradores a melhorias em pontualidade e resultados.